top of page

Falando um pouco sobre "mindfulness"!

  • Foto do escritor: Psicóloga Jane Brito Lopes
    Psicóloga Jane Brito Lopes
  • 21 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Mindfulness é uma movimentação de entrar em tempo presente, observando constatando o que existe a sua volta, sem julgar, sem se apegar (misturar-se) ao seu momento. É, também, não ficar em tempo passado e/ou futuro. O "Ficar em tempo futuro" contribui para manutenção da ansiedade e impulsividade. O "Ficar em tempo passado" contribui para entrarmos em depressão, ruminação de pensamentos e manutenção de emoções negativas.

Assim, quando optamos por estarmos em estado "mindfulness", melhoramos a nossa qualidade de vida, internalizamos o hábito de PARAR, OBSERVAR o nosso contexto interno (pensamentos, emoções e reações físicas) e o que ocorre no contexto externo, à nossa volta, considerando, também, a nossa percepção do contexto interno da pessoa com quem interagimos, através da observação da sua comunicação verbal e não verbal.

Isto nos possibilita reduzir a impulsividade, a ansiedade, a agressividade e muito mais. Este hábito contribui para nos tornarmos mais conscientes das escolhas que podem nos aproximar ou nos afastar do que é importante para nós ou para a pessoa que queremos ser! Desenvolvemos, assim, um nível maior de autonomia, planejamento, aceitação do que pode ou não ser mudado, possibilidade de visualização de perspectivas, bem como, maior compaixão conosco e com as demais pessoas.

O fato de estarmos em estado de "mindfulness" amplia a compreensão de que um momento é apenas um momento no meio de muitos outros momentos. Assim, podemos nos mobilizar para deixarmos de estar ou viver "misturados" com o que nos causa sofrimento, e, nos permitir, em tempo presente, possibilidades saudáveis e promissoras.


Temos o mindfulness formal e informal:


Mindfulness formal :


Uma das formas de fazer mindfulness formal é através da meditação. Existem dois tipos de práticas : concentar a mente e abrir a mente.


FORMAS DE CONCENTRAR A MENTE:

Nesta modalidade temos algumas formas de mindfulness formal e informal.

Mindfulness formal:

● Sente-se com as costas retas, pés apoiados no chão ou em postura de meditação, concentre-se no ponto entre as sobrancelhas como se estando ligada (o) às energias positivas do universo ( ou ao que você preferir). Concentre a sua atenção no ar que entra e sai dos seus pulmões e no movimento do seu abdômen. Repita este processo durante o tempo que se programar a fazer este exercício. As pesquisas sugerem 20 minutos diários, para adultos. Aceite que, inicialmente, terá de fazer períodos de tempo bem menores, aumentando-os gradativamente. Por experiência, observo que esta expansão do uso dos seus 5 sentidos faz com que você entre mais em tempo presente, sem julgar. Aumenta a sua percepção de contexto interno e externo e, também, a percepção em relação ao contexto das outras pessoas. Outras variações :


A. Na inspiração, pronuncie mentalmente a palavra "Mente" e na expiração pronuncie mentalmente a palavra "Sábia" (Cfe. a Dra Marsha Linean, no livro "Treinamentos de Habilidades em DBT");

B. Na inspiração, pronuncie mentalmente o som do "Om". Solte o ar lentamente, pela boca ou pelo nariz. Repita o processo até atingir o tempo programado;

C. Na inspiração você pode contar mentalmente até 3 ou 4, bem lentamente. Segure o ar por 2 segundos e, a seguir, solte o ar (expiração), contando mentalmente o dobro da contagem inicial, isto é, até 6 ou 8. Repita este processo, no mínimo, umas 4 ou 5 vezes. Caso surja algum pensamento, receba-o e escolha soltá-lo, como se ele fosse um balão, que se perde no ar;

D. Na inspiração, você pode, mentalmente, repetir um mantra ou uma palavra específica, como "paz". A seguir, solte lentamente o ar e repita este processo até o seu tempo programado.

Temos vários aplicativos para celular, onde vc pode fazer o controle do seu tempo de mindfulness formal. Exemplo: Insigth timer; Acora e outros.


FORMAS DE ABRIR A MENTE:

É exercitar a prática de observar o que vier à consciência (pensamentos, emoções, sensações ) sem se apegar (misturar) a eles (ser capturado por um pensamento ou emoção ) ou persegui-los. Ex. Observar as ondas do mar, que vêm e vão.


Mindfulness informal:


Entre em contato com os teus 5 sentidos. Isto. Perceba o vento tocando a sua pele ou a sensação de tato de você tocar ou ser tocada por alguém querido por você.

Concentre-se em situações, como: a hora do banho ou de escovar os dentes, de fazer as refeições, quando caminhamos. Isto. Sinta os músculos que se movimentam, quando em cada movimento. Sinta sabores e perceba cheiros. Concentre-se na observação de tudo o que os teus olhos captam. Isto.


Efeitos da prática regular de mindfulness em períodos de tempo razoavelmente constantes:

1. Aumento da regulação emocional;

2. Diminuição dos pensamentos e comportamentos dispersivos e ruminativos;

3. Diminuição do humor disfórico;

4. Aumento na atividade das regiões do cérebro associadas com as emoções positivas;

5. Resposta imune aprimorada;

6. Depressão e ansiedade diminuidas;

7. Diminuição na raiva e na irritabilidade emocional, na confusão e na desorganização cognitiva, bem como, nos sintomas gastrointestinais e cardiopulmonares;

8. Redução dos sintomas da dor, melhora dos sintomas depressivos em pacientes com dor crônica e melhorias em lidar com a dor;

9. Diminuição da tensão psicológica e maior sensação de bem-estar;

10. Risco diminuído de recaída ou recorrência de depressão;

11. Aumento na cura da psoríase;

12. Funcionamento aprimorado do sistema imune em pacientes com HIV;

13. Aumento da capacidade de concentração e aprendizado;

14. Melhora na capacidade de se desconectar com emoções, pensamentos e imagens disfuncionais;

15. Sensação de bem-estar e paz e outros benefícios mais.…







Comentários


bottom of page